Estágio II

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2011/2012

Código: MP1C10008
Sigla: ESTAG2
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 13
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas 11,3
Responsável: Jorge Manuel Bento Pinto
Corpo docente: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira
Jorge Manuel Bento Pinto
José Abilio Baptista Antunes Gonçalves
Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Maria Fernanda Ribeiro Botelho de Sousa
Maria Helena dos Santos Marreiros Camacho da Costa

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular (UC) “Estágio II” assume-se como espaço privilegiado de partilha, reflexão e análise de práticas como suporte à construção de saberes profissionais pertinentes e fundamentais ao exercício da profissão de professor.
O modelo de formação reflexivo que orienta esta UC pressupõe que o estudante seja progressivamente mais competente na mobilização de conhecimentos oriundos de várias áreas científicas para a diversidade de situações concretas que enquadram o exercício da profissão docente. Para que estas aprendizagens possam ocorrer e se possa refletir sobre elas, proporciona-se aos estudantes um estágio, em salas de aula do 1.º ciclo do Ensino Básico.
A sala de aula, como contexto da relação pedagógica e espaço de conceção e gestão curricular, é o local privilegiado da ação do estudante durante a formação em contexto e, concomitantemente, de desenvolvimento da capacidade de autorreflexão. Contudo, isto não significa desvalorizar outros espaços de intervenção igualmente presentes na profissão docente. As ações que o estudante possa empreender relativamente ao conhecimento, apropriação crítica e participação em dimensões que se prendem com a cultura e a realização do Projeto Educativo do Agrupamento de escolas e, em particular, da escola do 1.º ciclo, são contributos importantes para o seu percurso formativo. De igual modo, a formação em contexto deve proporcionar a reflexão sobre o desenvolvimento da pessoa-professor, enquanto ser individual e membro de um grupo profissional.

A formação em contexto, na escola do 1.º ciclo do Ensino Básico, ocorre numa turma do 1.º ano de escolaridade, durante 10 semanas. A opção pelo 1.º ano de escolaridade prende-se por um lado, com a continuidade do trabalho desenvolvido na UC “Estágio I” e, por outro, com o facto de este ser o ano de escolaridade em que se proporciona às crianças e aos pais o primeiro contacto com as rotinas do ensino formal e, na maior parte dos casos, de iniciação aos processos de aprendizagem que são simultaneamente básicos (no sentido de primeiros) e fundamentais nas várias áreas do currículo.

Esta UC é lecionada por uma equipa de docentes, oriunda de várias áreas científicas, constituindo, por isso, uma equipa multidisciplinar de apoio aos estudantes que, na formação em contexto, beneficiam, ainda, do apoio do(a) professor(a) cooperante.

Programa

Os conteúdos a abordar consubstanciam-se em torno de três temas abrangentes:
1) O professor e a Escola
2) O professor como gestor do currículo
3) O projeto educativo: planificação, ação e avaliação


Modo de Avaliação

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